Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Dialeto Gaúcho


Opaa... como vocês sabem, estou morando no Rio Grande do Sul há praticamente 3 meses né?!

Quando eu vim pra cá procurando emprego, achei que não haveria dificuldades com língua, já que o Sul faz parte do Brasil. Mas me enganei feio! Aqui o povo tem seu próprio dialeto. Vejam bem:

Estava conversando com meu paciente, quando ele referiu dor no carrilho (mandíbula). Eu fiz cara de paisagem e fiz uma massagem nos calcanhares até que a esposa dele me explicou onde ficava o tal carrilho.

Me pediram pra comprar vermelhão (corante ou coloral). Fui para sessão de cera... rsrs

Ah... aqui tem muita gente que gosta de fuca (fusca).

Noo, minha amiga Keli me lembrou do cacetinho (pão francês). Meu colega disse pra mim em uma bela manhã: " nossa, o cacetinho do padeiro da esquina é uma delícia... ainda mais quentinho. Dá água na boca!" Na hora achei que ele estava mijando fora do penico, mas daí ele me explicou que era como eles chamavam o pão.

Falando em mijada, o mesmo veio me dizendo que na instituição que ele trabalhava ao examinar uma paciente, levou uma mijada (bazé, torra, esprro...) dela. Dai vai eu com as pérolas: E como você veio embora? Tomou banho por lá?! kkk

Te Liga! Genteee... tava com essa postagem toda na minha cabeça, só que agora me deu um branco danado. Vou atualizando ao longo da semana pode ser? Caso saibam de algum dialeto desse nosso Brasil, favor compartilhar conosco, combinado?
Boa semana!

6 comentários:

  1. Hahaha! Essa foi boa... Voltarei para acompanhar os próximos vocábulos ;^)

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, lá na Paraíba, a hora do lanche da tarde é a hora da merenda!!!

    Loiras são galegas

    E etc

    ResponderExcluir
  3. Hahha,

    Não te mandaram para a padaria comprar cacetinho (pão francês) e tomar pingado (café com leite pequeno)?
    Que tal uma schineka (massinha ou pão doce com farofa) com ximia (doce)?

    Eita... se acostuma que o povo aqui é assim mesmo mas são tudo trilegal!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?Isso é bem verdade.. Os meus tios sempre falam "fuca" kkkk.. Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Cada coisa! hahahaha só conhecia o tal do cacetinho! Já se acostumou a comer o cacetinho do padeiro? hehehehe

    abs clone!

    ResponderExcluir
  6. Não esqueça de Prenda (moça bonita ), cusco (cachorro vadio) e bagual (homem não muito letrado).
    Valeu.

    ResponderExcluir

Aguarde, em breve seu comentário será aprovado... Lembre-se que este espaço é visitado por pessoas de todas as idades e credos, por isso, comentários que ofendam a moral e os bons costumes serão rejeitados. Enquanto isso, aprecie sem moderação!